Seguir corretamente a lei não é um diferencial, mas uma necessidade social da empresa com o público: clientes, colaboradores, investidores, etc. Assegura a proteção de dados, à política antifraude, o comprimento das regras de conduta e código de ética, são de responsabilidade da empresa e só são realmente eficazes se existe transparência e comunicação em torno do assunto.
Compliance nada mais é do que uma série de medidas e procedimentos internos para estruturar a empresa dentro da lei e das boas práticas, ou seja, garante que não haja infrações corporativas contra os colaboradores e vice e versa, além de manter as responsabilidades ambientais e sociais.
Mas para isso, tem que ter planejamento e clareza de processos, é muito importante relacionar todas as áreas, dar treinamentos, e deixar todos os membros da empresa cientes do que deve ser respeitado. Um canal de denúncias anônimas é uma forma segura de promover o feedback entre os colaboradores, no qual os apontamentos devem ser apurados e depois esclarecidos e repassados ao denunciante, promovendo seriedade e credibilidade em todas as etapas.
Gerir os possíveis riscos quanto a indícios de fraudes, regulamentos e contratos incorretos, medidas anticorrupção e proteção de dados são necessárias para que a empresa não tome decisões erradas, e comprometa sua reputação e imagem social.
O background check, é uma ferramenta voltada a redução desses riscos, é uma ferramenta voltada a redução desses riscos, é uma checagem ampla de dados para confirmar informações e antecedentes, prevenindo ações judiciais e processos, já que atesta detalhadamente com quem se relaciona. Essa mineração de dados além de ter fonte confiável, com o avanço tecnológico pode ser até mesmo automatizada.
A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) é uma grande aliada do compliance, já que garante a proteção de dados pessoais de usos indevidos, sem autorização prévia, diminuindo a chance de hackers e vazamentos.
O Crédito Consignado Privado Crefaz além de contar com um sistema que automatiza e facilita a rotina do RH, importa as informações dos colaboradores para uma base de dados protegida pela LGPD.
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